segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Quiropraxia

É uma profissão na área da saúde com curso em nível superior de cinco anos.


A Quiropraxia utiliza o ajuste articular (alinhamento) para o alívio de dores, o bom funcionamento biomecânico do corpo e a promoção de saúde.

Coluna alinhada, corpo saudável. Toda a comunicação do corpo com o cérebro passa por dentro da coluna vertebral, através da medula espinhal. Desalinhamentos das vértebras podem prejudicar essa comunicação, interferindo na total expressão de saúde do organismo.

O quiropraxista, profissional formado em Quiropraxia, utiliza um conjunto de técnicas para a correção de subluxações (pequenos desalinhamentos articulares). A Quiropraxia não é, portanto, uma única técnica.

Quiropraxistas estão habilitados a diagnosticar alterações biomecânicas, musculares e articulares, solicitar exames e estabelecer o plano de tratamento.

O tratamento quiropráxico consiste de ajustes articulares, liberação muscular, aconselhamento postural, de alongamentos e atividade física. A Quiropraxia utiliza apenas métodos conservadores não-invasivos, ou seja, não utiliza medicamentos nem cirurgia.

Dores articulares, musculares, alterações posturais, dor de cabeça, hérnia de disco, ciatalgia, desvios de coluna, disfunção temporomandibular, torcicolo. Para cada problema, técnicas específicas.

O ajuste articular é indolor, realizado com as mãos em uma maca apropriada. Podem também serem utilizados mecanismos da maca (que auxiliam o ajuste articular) ou aparelhos como o Activator.

A duração do tratamento varia de acordo com as disfunções apresentadas pelo paciente. Melhora da dor pode ocorrer já na primeira sessão. A freqüência das sessões costuma ser semanal no início do tratamento e a manutenção mensal, trimestral ou semestral, mais uma vez, varia de acordo com o caso de cada paciente.

No site www.quiropraxia.org.br estão todos os profissionais atuantes no país com graduação em nível superior, que são reconhecidos e fazem parte da ABQ – Associação Brasileira de Quiropraxia, que é filiada a WFC – Federação Mundial de Quiropraxia.

A Quiropraxia é reconhecida como profissão também pela OMS – Organização Mundial de Saúde, que publicou Diretrizes sobre Formação Básica e Segurança em Quiropraxia.

Não é medicina alternativa, e sim mais uma profissão na área da saúde, que proporciona tratamento dos distúrbios neuromusculoesqueléticos através de métodos próprios e que pode ser associado ou não a outro tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário